“ Usando o texto como pretexto: por uma questão de gramática”
Realização
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Escola Estadual Vilmar Vieira Matos
Introdução
Ao grupo Pibid- UEMS de Língua
Portuguesa foi solicitado um atendimento na turma do Projeto Projovem Urbano do
período noturno da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos. Esse trabalho
precisaria ser diferenciado, atrativo e ao mesmo tempo eficaz. O público alvo do Projeto são estudantes de 18
a 29 anos de idade e o único pré-requisito para o ingresso nessa modalidade,
além de estar nessa faixa-etária, é o de saber ler e escrever.
O Projeto abrange a grade curricular do ensino
fundamental, muito mais conciso e remodelado. O Projeto oferece, além do quadro de
professores, um coordenador, uma psicóloga, uma cozinheira e uma cuidadora,
para aqueles alunos que têm filhos e não têm com quem deixá-los. Apesar de toda
a estrutura oferecida, há um índice de evasão bem considerável. Um dos motivos
para tal evasão, talvez seja a distância das residências da maioria desses
alunos, pois o Projeto atende uma macrorregião: Sitioca Campina Verde, Vila
Cachoeirinha, Jardim Flórida, Jardim Itália, Vila Erondina entre outros. Os
meios de transportes usados por essa clientela variam de carro, moto, ônibus,
bicicleta e ainda um carro van escolar oferecida pela prefeitura da cidade.
Por conta de um público diferenciado era
imprescindível que o grupo Pibid oferecesse uma intervenção também
diferenciada.
Objetivos
·
Proporcionar
aos alunos uma abordagem gramatical eficaz e descontraída.
· Promover
a integração dos pibidianos com os alunos e professores do Projeto Projovem.
Participantes
Alunos do Projeto
Projovem Urbano do período noturno.
Duração
Agosto
a novembro de 2015
Conteúdo Específico
Ortografia, Acentuação gráfica, Pontuação, Concordância e Regência.
Metodologia
A
metodologia seguirá as seguintes etapas:
- Correção
dos textos (relato) redigidos a pedido da professora regente de língua
portuguesa;
- Levantamento
das problemáticas mais ocorridas nos textos;
- Socialização
dos levantamentos entre os pibidianos;
- Escolha
das problemáticas mais relevantes;
- Digitação
das palavras e/ou frases;
- Organização
da intervenção;
- Delegação
dos trabalhos para o momento da intervenção;
- Aplicação
da intervenção.
RECURSOS
- Sulfite A4;
- Tinta para impressão;
- Balões de festa;
- Doces e chocolates;
- Aparelho de som;
- Pen drive.
Conclusão
Houve total interesse e interação por parte dos
alunos com o trabalho desenvolvido pela equipe do Pibid.
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