segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Projeto de Intervenção no Projovem urbano E.Vilmar




“ Usando o texto como pretexto: por uma questão de gramática”

Realização



Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Escola Estadual Vilmar Vieira Matos

Introdução

   Ao grupo Pibid- UEMS de Língua Portuguesa foi solicitado um atendimento na turma do Projeto Projovem Urbano do período noturno da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos. Esse trabalho precisaria ser diferenciado, atrativo e ao mesmo tempo eficaz.  O público alvo do Projeto são estudantes de 18 a 29 anos de idade e o único pré-requisito para o ingresso nessa modalidade, além de estar nessa faixa-etária, é o de saber ler e escrever.
O Projeto abrange a grade curricular do ensino fundamental, muito mais conciso e remodelado.   O Projeto oferece, além do quadro de professores, um coordenador, uma psicóloga, uma cozinheira e uma cuidadora, para aqueles alunos que têm filhos e não têm com quem deixá-los. Apesar de toda a estrutura oferecida, há um índice de evasão bem considerável. Um dos motivos para tal evasão, talvez seja a distância das residências da maioria desses alunos, pois o Projeto atende uma macrorregião: Sitioca Campina Verde, Vila Cachoeirinha, Jardim Flórida, Jardim Itália, Vila Erondina entre outros. Os meios de transportes usados por essa clientela variam de carro, moto, ônibus, bicicleta e ainda um carro van escolar oferecida pela prefeitura da cidade.
Por conta de um público diferenciado era imprescindível que o grupo Pibid oferecesse uma intervenção também diferenciada.

Objetivos

·        Proporcionar aos alunos uma abordagem gramatical eficaz e descontraída.
· Promover a integração dos pibidianos com os alunos e professores do Projeto Projovem.                                                      

Participantes
 Alunos do Projeto Projovem Urbano do período noturno.
Duração
 Agosto a novembro de 2015
Conteúdo Específico
Ortografia, Acentuação gráfica, Pontuação, Concordância e Regência.
Metodologia 
A metodologia seguirá as seguintes etapas:
             -   Correção dos textos (relato) redigidos a pedido da professora regente de língua portuguesa; 
             -  Levantamento das problemáticas mais ocorridas nos textos;
             -  Socialização dos levantamentos entre os pibidianos;
              -   Escolha das problemáticas mais relevantes;
              -   Digitação das palavras e/ou frases;
              -   Organização da intervenção;
              -   Delegação dos trabalhos para o momento da intervenção;
              -  Aplicação da intervenção.
RECURSOS
        - Sulfite A4;
        - Tinta para impressão;
        - Balões de festa;
        - Doces e chocolates;
        - Aparelho de som;
        - Pen drive.

Conclusão
Houve total interesse e interação por parte dos alunos com o trabalho desenvolvido pela equipe do Pibid.

 




















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