segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

RESUMO



VENHA VER O PÔR-DO-SOL: EXPERIÊNCIAS DE ALUNAS PIBIDIANAS COM A ESCRITA E REESCRITA DE CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Crystiane Matos da Silva¹
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Rosangela Soares de Brito²
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Valéria Sales Menezes³
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)


Resumo
A aversão à escrita pelos alunos do ensino fundamental justifica o desenvolvimento desta ação em uma escola pública de Dourados/MS. O objetivo do estudo é apresentar alguns resultados de uma das ações Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Letras - Português/Espanhol (UEMS/2014), desenvolvido na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, no município de Dourados/MS, em parceria com a Capes/UEMS. A ação, desenvolvida na escola, envolveu o estudo e a escrita de contos em turmas do Ensino Fundamental. A metodologia para o desenvolvimento da ação é fundamentada a partir dos estudos teóricos, na qual a discussão teórica prioriza o incentivo à leitura e à interpretação de contos. A leitura do conto da escritora Lygia Fagundes Telles e a criação de contos em sala de aula proporcionaram um ambiente favorável para o exercício da atividade proposta. Os teóricos como Antonio Marcuschi, Ingedore Vilhaça Koch, João Wanderley Geraldi, Magda Soares e, segundo Bakhtin, a interação da linguagem, subsidiaram essa ação. A escrita e a reescrita do conto foram os encaminhamentos utilizados para formação de leitores de contos, a interpretação e a produção textual em situações colaborativas de leitura. Para as bolsistas do Pibid, as atividades realizadas propiciaram a possibilidade de construir saberes inerentes ao trabalho docente, de conhecer o cotidiano da escola e de realizarem relações intertextuais e entenderem o texto literário como um espaço de representação e plurissignificação do ensino.
Palavras-chave: Leitura de conto - Formação de leitor - Escrita - Reescrita de textos


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