VENHA VER O PÔR-DO-SOL:
EXPERIÊNCIAS DE ALUNAS PIBIDIANAS COM A ESCRITA E REESCRITA DE CONTOS NO ENSINO
FUNDAMENTAL
Crystiane Matos da Silva¹
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Rosangela Soares de Brito²
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Valéria Sales Menezes³
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Resumo
A aversão à escrita pelos alunos do ensino fundamental
justifica o desenvolvimento desta ação em uma escola pública de Dourados/MS. O objetivo do estudo é
apresentar alguns resultados de uma das ações Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Letras -
Português/Espanhol (UEMS/2014), desenvolvido na
Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, no
município de Dourados/MS, em parceria com a
Capes/UEMS. A ação, desenvolvida na escola, envolveu o estudo e a escrita de
contos em turmas do Ensino Fundamental. A metodologia para o desenvolvimento da ação é fundamentada a partir dos estudos
teóricos, na qual a discussão teórica prioriza
o incentivo à leitura e à interpretação de contos. A leitura do conto da
escritora Lygia Fagundes Telles e a criação de contos
em sala de aula proporcionaram um ambiente favorável para o exercício da
atividade proposta. Os teóricos como Antonio Marcuschi, Ingedore Vilhaça Koch, João
Wanderley Geraldi, Magda Soares e, segundo Bakhtin, a
interação da linguagem, subsidiaram essa ação. A escrita e a reescrita do conto
foram os encaminhamentos utilizados para formação de leitores de contos, a
interpretação e a produção textual em situações colaborativas de leitura. Para
as bolsistas do Pibid, as atividades realizadas propiciaram a possibilidade de
construir saberes inerentes ao trabalho docente, de conhecer o cotidiano da
escola e de realizarem relações intertextuais e entenderem o texto literário
como um espaço de representação e plurissignificação do ensino.
Palavras-chave: Leitura de conto - Formação de leitor - Escrita - Reescrita
de textos
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