REFLETINDO
SOBRE A CULTURAL ESCOLAR E O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: UMA EXPERIENCIA DO PIBID DE LÍNGUA
PORTUGUESA NA UEMS/MS
Neide Araújo Castilho Teno[1]
Docente da Universidade Estadual de
Mato Grosso do Sul/UEMS
Coordenadora do PIBID
Kimberlly Dilza Teixeira Batista[2]
Aluna Bolsista do PIBID/UEMS/MS
Resumo:
O exame da
cultura escolar representa uma maneira de conhecer o processo educativo, a organização de uma escola, os avanços e os
retrocessos das práticas escolares.
Nesse sentido o subprojeto do curso de Letras Língua Portuguesa/Espanhol buscou
evidenciar esse encontro de culturas e saberes por meio de atividades de
pesquisas e leituras no Projeto Politico Pedagógico. Assim, este estudo
descreve uma das ações do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à
Docência (PIBID), desenvolvido, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio no Município de Dourados/MS: Escola Estadual Floriano Viegas de Matos. A
finalidade da ação consistia na inserção dos alunos na escola e o conhecimento
da realidade escolar. A metodologia utilizada foi o estudo do projeto Politico
Pedagógico da Escola e uma reflexão crítica conjunta com os professores e
supervisores do Pibid, visando estabelecer uma parceria de integração entre a
comunidade e a cultura escola. Alguns teóricos subsidiaram nossa compreensão:
Perez-Gomes(2001),Veiga(1995) entre outros teóricos. O estudo proporcionou aos
alunos do Pibid conhecimento acerca do que é um projeto Politico Pedagógico e a
importância da gestão escolar enquanto transformador da cultura da Escola.
Palavras-chave: PIBID.Conhecimento. Projeto
Politico Pedagógico.Cultura Escolar.
PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONHECENDO O
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A CULTURA ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Valéria Sales Menezes1
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Neide Araújo
Castilho Teno2
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Resumo
Abordamos neste estudo
as ações feitas pelas alunas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID), do subprojeto de Letras - Português/Espanhol (UEMS), na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Vilmar Vieira de Matos, do
município de Dourados - MS. As ações realizadas tinham como objetivo a inserção
das alunas do PIBID na escola, assim como o conhecimento da realidade escolar.
Para tanto, realizamos um estudo do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em todos
os seus âmbitos, em particular o conhecimento da cultura escolar e sua relação
com o PPP da escola, visando à reflexão crítica, para que compreendêssemos a
cultura do local em que estávamos sendo inseridas. Teóricos como Veiga (1995), Vasconcellos
(1995) e Perez Gomes (2001) subsidiaram nossa
compreensão acerca da cultura escolar. Entendemos que
analisar a cultura escolar é uma maneira de compreender o papel da gestão
escolar, as práticas pedagógicas, identificar as ideologias presentes no
ambiente e o perfil dos discentes,
docentes, gestores e comunidade escolar. O estudo proporcionou às alunas
pibidianas a compreensão da importância do trabalho coletivo, o conhecimento
das práticas escolares, a socialização com alunos e professores, bem como a
importância do compromisso com a igualdade, educação, convivência ética,
solidariedade e tolerância. Sendo assim, podemos inferir que o PPP, quando
estabelece a cultura escolar, deve compreender quais as necessidades que norteiam
a sociedade vigente, ou seja, deve levar
em consideração a importância de todo o contexto escolar, da socialização do
saber e da cultura em todas as suas esferas.
Palavras-chave:
PIBID
- Projeto Político-Pedagógico - Cultura Escolar
[1] Doutora em
Educação. Mestre em linguística, docente do Programa de Pós-graduação em
Letras e Profletras- Dourados/Campo
Grande MS. Docente do Curso de
Letras/Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul .Coordenadora
do Subprojeto Letras Língua Portuguesa/Espanhol/PIBID/UEMS.E-mail:
neidearaujo@uems.br./cteno@uol.com.br
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