segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

RESUMO



REFLETINDO SOBRE A CULTURAL ESCOLAR E O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: UMA EXPERIENCIA DO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA NA UEMS/MS

Neide Araújo Castilho Teno[1]
Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS
Coordenadora do PIBID
Kimberlly Dilza Teixeira Batista[2]
Aluna Bolsista do PIBID/UEMS/MS



Resumo:

O exame da cultura escolar representa uma maneira de conhecer o processo educativo,  a organização de uma escola, os avanços e os retrocessos  das práticas escolares. Nesse sentido o subprojeto do curso de Letras Língua Portuguesa/Espanhol buscou evidenciar esse encontro de culturas e saberes por meio de atividades de pesquisas e leituras no Projeto Politico Pedagógico. Assim, este estudo descreve uma das ações do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio no Município de Dourados/MS: Escola Estadual Floriano Viegas de Matos. A finalidade da ação consistia na inserção dos alunos na escola e o conhecimento da realidade escolar. A metodologia utilizada foi o estudo do projeto Politico Pedagógico da Escola e uma reflexão crítica conjunta com os professores e supervisores do Pibid, visando estabelecer uma parceria de integração entre a comunidade e a cultura escola. Alguns teóricos subsidiaram nossa compreensão: Perez-Gomes(2001),Veiga(1995) entre outros teóricos. O estudo proporcionou aos alunos do Pibid conhecimento acerca do que é um projeto Politico Pedagógico e a importância da gestão escolar enquanto transformador da cultura da Escola.


Palavras-chave: PIBID.Conhecimento. Projeto Politico Pedagógico.Cultura Escolar.







PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONHECENDO O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A CULTURA ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Valéria Sales Menezes1
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Neide Araújo Castilho Teno2
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Resumo
Abordamos neste estudo as ações feitas pelas alunas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Letras - Português/Espanhol (UEMS), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Vilmar Vieira de Matos, do município de Dourados - MS. As ações realizadas tinham como objetivo a inserção das alunas do PIBID na escola, assim como o conhecimento da realidade escolar. Para tanto, realizamos um estudo do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em todos os seus âmbitos, em particular o conhecimento da cultura escolar e sua relação com o PPP da escola, visando à reflexão crítica, para que compreendêssemos a cultura do local em que estávamos sendo inseridas. Teóricos como Veiga (1995), Vasconcellos (1995) e Perez Gomes (2001) subsidiaram nossa compreensão acerca da cultura escolar. Entendemos que analisar a cultura escolar é uma maneira de compreender o papel da gestão escolar, as práticas pedagógicas, identificar as ideologias presentes no ambiente e o perfil dos discentes,  docentes, gestores e comunidade escolar. O estudo proporcionou às alunas pibidianas a compreensão da importância do trabalho coletivo, o conhecimento das práticas escolares, a socialização com alunos e professores, bem como a importância do compromisso com a igualdade, educação, convivência ética, solidariedade e tolerância. Sendo assim, podemos inferir que o PPP, quando estabelece a cultura escolar, deve compreender quais as necessidades que norteiam a sociedade vigente, ou seja,  deve levar em consideração a importância de todo o contexto escolar, da socialização do saber e da cultura em todas as suas esferas.
Palavras-chave: PIBID - Projeto Político-Pedagógico - Cultura Escolar






[1] Doutora em Educação. Mestre em linguística, docente do Programa de Pós-graduação em Letras  e Profletras- Dourados/Campo Grande MS. Docente do  Curso de Letras/Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul .Coordenadora do Subprojeto Letras Língua Portuguesa/Espanhol/PIBID/UEMS.E-mail: neidearaujo@uems.br./cteno@uol.com.br

2 Aluna  do Curso de Letras - Português/Espanhol,bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – MEC – CAPES/2014), da  UEMS/MS.E-mail: kimberllydilza@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário