segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

RESUMO



GÊNERO CRÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA A PARTIR   DO PROJETO PIBID/UEMS.
Elly Carla Cruz De Farias Silva [1],
Elaine Gonçalves Teixeira[2] ,
Neide Araújo Castilho Teno[3]


[1] UEMS/ Dourados – MS, E-mail: ellycarla@gmail.com. Bolsista de iniciação à Docência Pibid / Capes – UEMS - subprojeto: Letras/Português/Espanhol. 
[2] UEMS/ Dourados – MS, E-mail: elaineteixeira1974@hotmail.com. Bolsista de iniciação à Docência Pibid / Capes – UEMS - subprojeto: Letras/Português/Espanhol. 
[3] Coordenadora do subprojeto Iniciação a Docência Pibid / Capes – UEMS -subprojeto :letras/Português/Espanhol. Professora do curso de Letras / UEMS, da Pós-graduação em  Letras e Profletras na UEMS. 
RESUMO  

O gênero crônica faz parte da área de língua portuguesa e compreende de uma forma   peculiar de ensino  que o professor se utiliza  para  incentivar e promover estratégias adequadas para o trabalho de produção textual com os alunos nas diferentes series. As ações aqui relatadas faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID) – subprojeto Letras (Língua Portuguesa/Espanhol/UEMS), que os alunos estão desenvolvendo em uma escola publica. Este resumo tem a finalidade de apresentar o relato de uma experiência de bolsistas, com as 8º e 9º séries da  Escola Vilmar Vieira de Matos /Dourados/MS, sobre o  ensino do gênero crônica a partir da “Ultima Crônica”. Trata de um texto de Fernando Sabino,cronista da literatura, que diverte o leitor com seu modo alegre de escrever suas crônicas.. Os pressupostos de Antonio Candido(1980), entre outros estudiosos da literatura contribuíram para os nossos estudos que segundo estudioso o  cronista busca criar um estilo simples, divertido e breve, mas não deixa de discutir os problemas sociais ou as fraquezas do homem. A metodologia utilizada foram encontros semanais  de  ações que envolviam o gênero em estudo. Quatro  módulos serviram de uma sequencia de atividades realizadas como: leitura, debates,  dialogo com os alunos , escrita e reescrita de textos. Recorremos a instrumentos como livros de literatura, folhas fotocopiadas, entre outros. A forma pratica que  utilizamos para desencadear as ações contribuiu para compreensão dos alunos em relação ao gênero crônica e o papel desse gênero  como um  atrativo e interessante para o início da prática da escrita. O resultado das produções  serviram  para que a escola pudesse participar das Olimpíadas de Língua Portuguesa no ano de 2014.
Agradecimentos: Ao Ministério de Educação/CAPES-Ao programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência(PIBID)/UEMS 
Apoio Financeiro: CAPES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário