GÊNERO CRÔNICA NO
ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA A PARTIR DO PROJETO PIBID/UEMS.
[1] UEMS/ Dourados – MS, E-mail:
ellycarla@gmail.com. Bolsista de iniciação à Docência Pibid / Capes – UEMS - subprojeto:
Letras/Português/Espanhol.
[2] UEMS/ Dourados – MS, E-mail:
elaineteixeira1974@hotmail.com. Bolsista de iniciação à Docência Pibid / Capes – UEMS - subprojeto:
Letras/Português/Espanhol.
[3] Coordenadora do subprojeto Iniciação a Docência
Pibid / Capes – UEMS -subprojeto
:letras/Português/Espanhol. Professora do curso de Letras / UEMS, da
Pós-graduação em Letras e Profletras na UEMS.
RESUMO
O gênero crônica faz parte da área de língua portuguesa e
compreende de uma forma peculiar de
ensino que o professor se utiliza para
incentivar e promover estratégias adequadas para o trabalho de produção
textual com os alunos nas diferentes series. As ações aqui relatadas faz parte
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID) – subprojeto
Letras (Língua Portuguesa/Espanhol/UEMS), que os alunos estão desenvolvendo em uma escola publica.
Este resumo tem a finalidade de
apresentar o relato de uma experiência de bolsistas, com as 8º e 9º
séries da Escola Vilmar Vieira de Matos /Dourados/MS, sobre o ensino
do gênero crônica a partir da “Ultima Crônica”. Trata de um texto de Fernando
Sabino,cronista da literatura, que diverte o leitor com seu modo alegre de
escrever suas crônicas.. Os pressupostos de Antonio Candido(1980), entre
outros estudiosos da literatura contribuíram para os nossos estudos que segundo
estudioso o cronista busca criar um
estilo simples, divertido e breve, mas não deixa de discutir os problemas
sociais ou as fraquezas do homem. A metodologia
utilizada foram encontros semanais
de ações que envolviam o gênero em
estudo. Quatro módulos serviram de uma
sequencia de atividades realizadas como: leitura, debates, dialogo com os alunos , escrita e reescrita
de textos. Recorremos a instrumentos como livros de literatura, folhas
fotocopiadas, entre outros. A forma pratica que
utilizamos para desencadear as ações contribuiu para compreensão dos
alunos em relação ao gênero crônica e o papel desse gênero como um atrativo e interessante para o início da
prática da escrita. O resultado das produções
serviram para que a escola pudesse participar das Olimpíadas
de Língua Portuguesa no ano de 2014.
Agradecimentos: Ao Ministério de
Educação/CAPES-Ao programa Institucional de Bolsa de Iniciação a
Docência(PIBID)/UEMS
Apoio Financeiro: CAPES
Nenhum comentário:
Postar um comentário