segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Reportagem - Alunos do PIBID participam dos Projetos em Escolas Estaduais.



Durante o período de abril a julho, os acadêmicos do curso de Letras Português /Espanhol,(UEMS), que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID,  desenvolvem diferentes projetos acerca do ensino da Língua e literatura da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola, promovendo atividades com ,diferentes gêneros textuais e as quatro habilidades linguísticas (compreensão e produção escrita e oral).

Os coordenadores Neide Araújo Castilho Teno e Paulo Pressotto, juntamente com os alunos bolsistas do PIBID e supervisores elaboraram Projetos que estão sendo desenvolvidos em Escolas Estaduais do Município de Dourados que vivenciam experiências diversas sobre a linguagem em funcionamento, no que diz respeito aos aspectos não só linguísticos e gramaticais, mas também dialógicos e ideológicos.
Para execução das propostas  além da coordenação, o projeto contou com a colaboração dos professores das Escolas Estaduais, os diretores, as supervisoras de iniciação à docência Pibid/Capes:  Sonia Sueli Gimenez Fernandes,Aline....

O Projeto “SOLETRANDO: COM AS LETRAS RUMO AO FUTURO”, está sendo desenvolvido na  Escola Vilmar Vieira de Matos pelos alunos bolsistas: Angela Soares Oliveira, Larissa Fernanda da Silva Fortaleza, LázaroVaz dos Santos.
O Projeto “DO ORAL PARA O ESCRITO: MEMÓRIAS E CAUSOS NO ENSINO FUNDAMENTAL” está sendo desenvolvido na Escola Vilmar Vieira de Matos pelos alunos bolsistas: Bruna Menezes, Gilvania Ferreira Santos Baltar e Rosangela Soares de Brito.
O PROJETO: MEMORIAS LITERARIAS: CONTANDO E RECONTANDO HISTORIAS” , está sendo executado na Escola Floriano Viegas Machado,   pelos alunos bolsistas :ANA D´ARQUE FERRAZ LOPES DA SILVA, ROSELY AMARAL FRANCO CAZINI, RUBENITA DO NASCIMENTO.
Na avaliação da professora  Neide Araújo Castilho Teno  coordenadora do PIBID - subprojeto de Letras Português  as atividades  que estão sendo desenvolvidas  nas escolas representam um movimento de avanço na aprendizagem dos alunos do ensino básico, oportunidade de docência aos alunos bolsistas especialmente na leitura e escrita de textos literários em seus distintos gêneros de texto.
Os projetos tem proporcionado um maior envolvimento dos alunos do curso de Letras com as Escolas publicas, com os professores que tem sido um parceiro nesse processo de aprendizagem da docência, isto porque os projetos concretizaram seus objetivos: o de aproximar os alunos dos livros, das histórias, das memorias, o de ampliar o repertório vocabular dos alunos, despertar o prazer de ouvir e ler e narrar histórias e promover o movimento interdisciplinar por meio de ações lúdicas.



Parceria com as escolas públicas

O Pibid funciona em parceria com as escolas públicas. Desta forma, suas ações possibilitam unir ensino, pesquisa e extensão. Esses são pontos que sustentam o tripé base do Ensino Superior. A prova real dos frutos do programa pode ser vista no início dos trabalhos quando os estudantes discutiram teorias, elaboraram planos de aulas e material didático para aplicarem nas salas de aula. Os pibidianos ainda utilizaram a bagagem para desenvolver pesquisas apresentadas em eventos estaduais e nacionais.
Contudo, para que o programa pudesse funcionar de forma satisfatória, acadêmicos e professores da rede pública enfrentaram desafios e entraves nas incursões nas escolas. Durante o desenvolvimento do programa, os participantes atuaram de maneira integrada e entrosada para que o projeto pudesse alcançar os resultados esperados.
Segundo o coordenador, um dos principais desafios foi preparar os participantes do Pibid para o ingresso nas escolas. “A maioria dos acadêmicos estava nos anos iniciais do curso, sem um conhecimento que pudesse permitir certa autonomia na condução dos trabalhos junto aos estudantes nas escolas. Mas procurei compreender de outra forma, que o projeto poderia permitir, justamente, que esses acadêmicos conhecessem logo a realidade escolar e se enxergassem no curso que acabaram de escolher para a sua formação”.

Acadêmicos aprendem na prática a docência
Os futuros professores têm a experiência no programa de observar professores e alunos nas escolas. Além disso, conseguem ainda no primeiro ano do curso de graduação ter um contato com o ambiente escolar (estrutura, direção, administrativo, funcionários, etc). Toda a vivência pode ser um diferencial no mercado de trabalho para os participantes do programa.
Ao saber da implantação do programa a acadêmica, Juceléia Maikely Scarabel, do segundo ano de Letras, diz que desistiu do estágio em uma escola de Campo Mourão, porque percebeu que o programa poderia solucionar suas dúvidas sobre a escolha da carreira como docente. “Pelo o que ouvia dizer o projeto seria um ótimo caminho para eu poder analisar se era isso mesmo que eu queria para minha vida: ser professora. Antes de fazer o curso de Letras eu fazia curso técnico de administração, ou seja, profissões distintas. E foi por este motivo que quis participar, pois sabia que era uma grande chance de saber se era isso mesmo que eu queria de verdade para o meu futuro”, afirma a acadêmica.

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