Durante
o período de abril a julho, os acadêmicos do curso de Letras Português /Espanhol,(UEMS),
que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –
PIBID, desenvolvem diferentes projetos
acerca do ensino da Língua e literatura da Língua Portuguesa e da Língua
Espanhola, promovendo atividades com ,diferentes gêneros textuais e as quatro
habilidades linguísticas (compreensão e produção escrita e oral).
Os coordenadores
Neide Araújo Castilho Teno e Paulo Pressotto, juntamente com os alunos
bolsistas do PIBID e supervisores elaboraram Projetos que estão sendo
desenvolvidos em Escolas Estaduais do Município de Dourados que vivenciam
experiências
diversas sobre a linguagem
em funcionamento, no que diz respeito aos aspectos não só linguísticos e gramaticais,
mas também dialógicos e ideológicos.
Para execução das propostas além da coordenação, o projeto contou com a
colaboração dos professores das Escolas Estaduais, os diretores, as
supervisoras de iniciação à docência Pibid/Capes: Sonia Sueli Gimenez Fernandes,Aline....
O Projeto “SOLETRANDO: COM AS LETRAS RUMO AO FUTURO”, está sendo desenvolvido na Escola Vilmar Vieira de
Matos pelos alunos bolsistas: Angela Soares Oliveira, Larissa Fernanda da Silva
Fortaleza, LázaroVaz dos Santos.
O
Projeto “DO ORAL PARA O ESCRITO: MEMÓRIAS E CAUSOS NO ENSINO FUNDAMENTAL” está
sendo desenvolvido na Escola
Vilmar Vieira de Matos pelos alunos bolsistas: Bruna Menezes, Gilvania
Ferreira Santos Baltar e Rosangela Soares de Brito.
O PROJETO: MEMORIAS
LITERARIAS: CONTANDO E RECONTANDO HISTORIAS” , está sendo executado na Escola
Floriano Viegas Machado, pelos alunos bolsistas :ANA D´ARQUE FERRAZ
LOPES DA SILVA, ROSELY AMARAL FRANCO
CAZINI, RUBENITA DO NASCIMENTO.
Na avaliação da professora Neide Araújo Castilho Teno coordenadora do PIBID - subprojeto de Letras
Português as atividades que estão sendo desenvolvidas nas escolas representam um movimento de
avanço na aprendizagem dos alunos do ensino básico, oportunidade de docência
aos alunos bolsistas especialmente na leitura e escrita de textos literários em
seus distintos gêneros de texto.
Os projetos tem proporcionado um maior envolvimento
dos alunos do curso de Letras com as Escolas publicas, com os professores que
tem sido um parceiro nesse processo de aprendizagem da docência, isto porque os
projetos concretizaram seus objetivos: o de aproximar os alunos dos livros, das
histórias, das memorias, o de ampliar o repertório vocabular dos alunos,
despertar o prazer de ouvir e ler e narrar histórias e promover o movimento
interdisciplinar por meio de ações lúdicas.
Parceria com as escolas públicas
O Pibid funciona em parceria com as escolas públicas. Desta forma, suas ações possibilitam unir ensino, pesquisa e extensão. Esses são pontos que sustentam o tripé base do Ensino Superior. A prova real dos frutos do programa pode ser vista no início dos trabalhos quando os estudantes discutiram teorias, elaboraram planos de aulas e material didático para aplicarem nas salas de aula. Os pibidianos ainda utilizaram a bagagem para desenvolver pesquisas apresentadas em eventos estaduais e nacionais.
Contudo, para que o programa pudesse funcionar de
forma satisfatória, acadêmicos e professores da rede pública enfrentaram
desafios e entraves nas incursões nas escolas. Durante o desenvolvimento do
programa, os participantes atuaram de maneira integrada e entrosada para que o
projeto pudesse alcançar os resultados esperados.
Segundo o coordenador, um dos principais desafios
foi preparar os participantes do Pibid para o ingresso nas escolas. “A maioria
dos acadêmicos estava nos anos iniciais do curso, sem um conhecimento que
pudesse permitir certa autonomia na condução dos trabalhos junto aos estudantes
nas escolas. Mas procurei compreender de outra forma, que o projeto poderia
permitir, justamente, que esses acadêmicos conhecessem logo a realidade escolar
e se enxergassem no curso que acabaram de escolher para a sua formação”.
Acadêmicos aprendem na prática a
docência
Os futuros professores têm a experiência no programa de observar professores e alunos nas escolas. Além disso, conseguem ainda no primeiro ano do curso de graduação ter um contato com o ambiente escolar (estrutura, direção, administrativo, funcionários, etc). Toda a vivência pode ser um diferencial no mercado de trabalho para os participantes do programa.
Os futuros professores têm a experiência no programa de observar professores e alunos nas escolas. Além disso, conseguem ainda no primeiro ano do curso de graduação ter um contato com o ambiente escolar (estrutura, direção, administrativo, funcionários, etc). Toda a vivência pode ser um diferencial no mercado de trabalho para os participantes do programa.
Ao saber da implantação do programa a acadêmica,
Juceléia Maikely Scarabel, do segundo ano de Letras, diz que desistiu do
estágio em uma escola de Campo Mourão, porque percebeu que o programa poderia
solucionar suas dúvidas sobre a escolha da carreira como docente. “Pelo o que
ouvia dizer o projeto seria um ótimo caminho para eu poder analisar se era isso
mesmo que eu queria para minha vida: ser professora. Antes de fazer o curso de
Letras eu fazia curso técnico de administração, ou seja, profissões distintas.
E foi por este motivo que quis participar, pois sabia que era uma grande chance
de saber se era isso mesmo que eu queria de verdade para o meu futuro”, afirma
a acadêmica.
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